Depois de ser adiado na segunda-feira, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, deve ter início nesta quarta-feira em Santa Maria.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, a ação propriamente dita ocorre a partir desta quinta, mas nesta quarta, um carro de som irá circular pelo bairro Juscelino Kubitschek avisando os moradores sobre a atividade.
Unidades do Exército de Santa Maria divulgam cronograma de ações contra o Aedes aegypti
Segundo Selena, na quinta, cerca de cem pessoas, entre agentes de saúde e militares do Exército, irão passar de casa em casa no bairro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, orientando os moradores a descartarem materiais que possam servir como foco para a proliferação do mosquito.Husm e UFSM intensificam ações para combater a proliferação do Aedes aegypti
Nesta ação, as equipes irão distribuir sacos de lixo, onde os materiais devem ser descartados. As famílias serão orientadas a deixarem o material em frente as casas e, na sexta-feira, caminhões passarão pelas ruas para recolher o que foi separado.
Mutirão de combate ao Aedes aegypti é adiado em Santa Maria
No bairro, um dos mais infestados da cidade, são 4.915 residências. Conforme a superintendente, não há como saber se todas as casas serão visitadas já na quinta: Como são muitas casas, talvez a gente não consiga chegar em todas. Se isso não for possível, iremos retornar em outra data para fazer um novo mutirão.
Ainda conforme Selena, nesta terça, agentes de saúde da prefeitura receberam um capacitação da Vigilância Ambiental para atuar no mutirão. Na ocasião, foi explicado como será feita a logística da operação.
Também na quinta, será feito o lançamento da campanha local "Dez minutos contra a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya". O mutirão já é parte da mobilização e a prefeitura irá apresentar, a partir das 14h30min, na Escola Irmão Quintino, a marca e a identidade visual da campanha, além de apresentar as etapas já concluídas e o que ainda deve ser feito em Santa Maria no combate ao Aedes.
Além do bairro JK, os bairros Medianeira e Nossa Senhora de Lourdes também receberão o mutirão, no entanto, ainda não há previsão de quando ele deve ocorrer.
"